Notícias

Imagem

Confira 8 alimentos que reduzem o inchaço, e 5 que o causam

De onde vem o inchaço corporal? Se você se sentir desconfortavelmente inchado após as refeições, talvez seja hora de analisar os tipos de alimentos que está consumindo. Especialistas citam os principais alimentos que levam ao inchaço, além de listar os sete melhores que você deve comer para reduzir esse problema e também evitar os desconfortáveis gases.
 
Confira a seguir os melhores e, em seguida, aqueles alimentos que pioram o problema:
 
1-Banana
Alimentos ricos em potássio, como bananas - além de abacates, kiwis, laranjas e pistaches –, previnem a retenção de água regulando os níveis de sódio em seu corpo e podem, assim, reduzir o inchaço induzido pelo sal. Bananas também têm fibra solúvel, que pode aliviar ou prevenir a constipação, que pode causar inchaço. Se você não é capaz de eliminar o desperdício no trato gastrointestinal, você fica 'cheio', por assim dizer, o que pode levar a uma aparência inchada.
 
2-Pepino
As pessoas usam pepinos para reduzir o inchaço sob os olhos – e você pode comê-los para fazer o mesmo com sua barriga. O vegetal contém quercetina, um antioxidante flavonoide que ajuda a reduzir o inchaço. Os pepinos demonstraram inibir a atividade de enzimas pró-inflamatórias. Então, corte e coma in natura, ou troque bebidas açucaradas por um copo de água com rodelas de pepino.
 
3-Papaia
A enzima do mamão, a papaína, ajuda a quebrar as proteínas em seu sistema gastrointestinal, o que facilita a digestão. Essa fruta tropical também possui propriedades anti-inflamatórias, além de fibras que sustentam um trato digestivo forte. Coma mamão inteiro e fresco ou misturado em um smoothie.
 
4-Aspargos
É um superalimento anti-inchaço. Claro, faz sua urina cheirar diferente, mas também faz você fazer xixi, ajudando a liberar todo o excesso de água, aliviando assim qualquer desconforto e inchaço. Ele também contém prebióticos, que ajudam a apoiar o crescimento de bactérias 'boas’. Isso ajuda a manter um equilíbrio saudável em seu sistema digestivo para prevenir e/ou reduzir o gás. Finalmente, o vegetal contém fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a promover a saúde digestiva geral.
 
5-Iogurte com probióticos
Coloque algumas dessas boas bactérias em seu intestino. Probióticos ajudam a regular a digestão e defendem a saúde geral do trato digestivo. Claro, você pode tomar suplementos probióticos, mas também pode fazer melhor: tomar um bom café da manhã. Portanto, prefira iogurte que tenha culturas ativas. Você pode adoçar com um pouco de mel, geleia ou granola.
 
6-Sementes de erva-doce
As sementes de erva-doce, também conhecidas como funchos, são salvadoras do trato digestivo. Elas têm um composto que relaxa os espasmos gastrointestinais, o que permite que o gás passe e alivie o inchaço. Você também pode mastigar as sementes diretamente ou tomar um chá de erva-doce ao final de uma refeição.
 
7-Gengibre
Ele contém a enzima digestiva zingibain, que ajuda o sistema digestivo a quebrar proteínas. É um composto que ajuda os alimentos a serem digeridos mais facilmente, reduzindo o inchaço, gases ou constipação. Se você já se sente inchado, provavelmente não quer comer – então, tome um chá caseiro de gengibre: coloque algumas fatias dessa raiz em uma caneca de água quente por cinco a dez minutos.
 
8-Chá de hortelã e camomila
Se você estiver se sentindo inchado depois do jantar, você pode tomar uma xícara quente de chá de hortelã ou camomila. Ambos os tipos relaxam os músculos gastrointestinais para ajudar a dissipar o gás que causa o inchaço do estômago. Além de melhorar a digestão, a camomila também pode acalmar e relaxar, o que pode ajudar a aliviar qualquer tipo de desconforto estomacal.
 
Piores alimentos
1-Brócolis, repolho, couve
Os três são vegetais crucíferos e contêm rafinose – um açúcar que permanece não digerido até que as bactérias do intestino o fermentem. Isso produz gás e faz você inchar. Mas, calma, não evite esses verdinhos saudáveis. Comer de forma consistente alimentos ricos em nutrientes e em fibras leva a um sistema digestivo mais forte e saudável, menos propenso a inchaço. Portanto, continue comendo, mas limite as porções. Cozinhar qualquer vegetal amolece a fibra e encolhe a porção à medida que parte da água cozinha, por isso ocupa menos espaço no trato gastrointestinal. Não eliminará ou evitará o inchaço por completo, mas pode tornar seus vegetais mais fáceis de digerir.
 
2-Leguminosas
Provavelmente, isso não é novidade para você, mas feijão, juntamente com lentilhas, soja e ervilhas, são alimentos causadores de gases. Esses três são basicamente explosões de proteína em uma cápsula, mas também contêm açúcares e fibras que nossos corpos não conseguem absorver. Então, quando as leguminosas atingem o intestino grosso, suas bactérias intestinais assumem a liderança e se alimentam delas. Esse processo leva ao gás, que pode inchar sua cintura. Combine legumes com grãos integrais de fácil digestão, como arroz ou quinoa. Seu corpo acabará se acostumando com eles. Se você comer frutas, vegetais, nozes, grãos integrais e feijões com frequência, eles não o incomodarão tanto quanto se você os comer esporadicamente.
 
3-Salgados
Ingerir alimentos com alto teor de sódio pode desencadear a retenção de água, o que pode inchar. Evitar o sódio não é tão simples quanto evitar o saleiro. Os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia, o que representa quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 5 gramas. O sódio se infiltra na maioria dos alimentos processados e embalados, incluindo sopas, pães e salgados. Isso torna muito difícil evitar. Quando, e se você sucumbir ao sal, beba muita água para ajudar a expulsá-lo do corpo.
 
4-Laticínios
Se você se sentir com gases depois de algumas fatias de queijo ou uma tigela de cereal com leite, pode ser que seja intolerante à lactose – o que significa que seu corpo não possui as enzimas necessárias para quebrar a lactose (o açúcar encontrado nos produtos lácteos). Isso pode causar a formação de gás no trato gastrointestinal, o que pode desencadear inchaço. Portanto, antes que todo esse gás chegue até você, evite os produtos lácteos e opte pelas muitas alternativas sem lactose ou não lácteas disponíveis.
 
5-Maçãs
Uma maçã por dia pode poupar uma ida ao édico, como sugere um antigo ditado, mas não afasta o inchaço. Ricas em fibras, as maçãs também contêm frutose e sorbitol, açúcares encontrados em frutas que muitas pessoas não conseguem tolerar. O resultado? Você adivinhou: gases e a inevitável sensação de inchaço. No entanto, as maçãs são um ótimo lanche, por isso, não desista delas completamente. Ingerir a fruta especificamente tem sido associado a um menor risco de doenças cardíacas e problemas respiratórios, incluindo asma, bronquite e enfisema. Coma com moderação, e separadamente das refeições. Outras frutas que incham: pera, pêssego e ameixa.

Fonte: DR Jairo Bouer

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.