Notícias

Imagem

PIB DO BRASIL CRESCE 1% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo divulgou nesta quinta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação ao ano passado, o PIB cresceu 1,7%.
 
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
 
Trata-se do terceiro resultado positivo para o PIB trimestral, desde o recuo de -0.2% no segundo trimestre de 2021. No trimestre anterior, entre outubro e dezembro, a economia brasileira cresceu 0,5% e superou as projeções que estimavam alta de 0,1%.
 
Sob a ótica da produção, o crescimento foi impulsionado pelo setor de serviços, que representa 70% do PIB do Brasil e cresceu 1,0%. Na indústria houve estabilidade com alta de 0,1% e na agropecuária houve queda de 0,9%, devido principalmente à estiagem na região Sul.
 
No acumulado de quatro trimestres até março, o PIB acumula crescimento de 4,7%, ligeiramente acima dos 4,6% que o Brasil cresceu no acumulado de 2021.
 
Principais destaques do PIB do 1º trimestre:
 
  • Serviços: 1%
  • Indústria: 0,1%
  • Agropecuária: -0,9%
  • Consumo das famílias: 0,7%
  • Consumo do governo: 0,1%
  • Investimentos: -3,5%
  • Exportações: 5%
  • Importação: 4,6%

 

Fonte: Congresso em Foco

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.