Notícias

Imagem

Saiba tudo sobre a quarta dose da vacina para maiores de 40 anos

O Ministério da Saúde anunciou, na última segunda-feira (20/06), sua recomendação para que as pessoas acima de 40 anos sejam vacinadas com uma nova dose de reforço contra a Covid-19. A chamada quarta dose, até então, estava liberada apenas para quem possuí mais de 50 anos.

O anúncio acontece em meio à alta de novos casos confirmados da doença no País. A orientação do Ministério da Saúde é para que um intervalo de quatro meses após a terceira dose seja respeitado.

Confira as cinco principais informações sobre a quarta dose, que você precisa saber, elaboradas pela equipe da BBC Brasil:

 

1) Quem deve ser vacinado com a quarta dose?
O Ministério da Saúde recomenda que maiores de 40 anos sejam vacinados com a segunda dose de reforço (a quarta dose) contra a covid-19.

"Além de expandirmos a população-alvo do segundo reforço, o motivo de estarmos aqui, hoje, é convocarmos a população brasileira a procurar um posto de vacinação e tomar sua dose", disse Arnaldo Medeiros, secretário nacional de Vigilância em Saúde, na segunda-feira, durante a divulgação do balanço da vacinação contra a covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 8,79 milhões de pessoas entre 40 a 49 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e que agora poderão retornar aos postos de vacinação.

Nessa faixa etária, entretanto, apenas 8,53% já tomaram a primeira dose de reforço.

 

2) Por que devo tomar a segunda dose de reforço (quarta dose)?


Como explica o Ministério da Saúde em sua nota técnica, "dados brasileiros demonstraram a diminuição de efetividade das vacinas COVID-19 para casos sintomáticos pela variante ômicron (prevalente no Brasil) observada após 90 dias de reforços homólogos (quando se aplica a mesma vacina) e heterólogos (quando se aplica uma vacina diferente do esquema inicial). No entanto, o declínio da efetividade contra casos graves só foi observado após reforços homólogos".

Essa redução da efetividade é mais prevalente em pessoas mais velhas e pode ser explicada, em parte, pelo envelhecimento natural do sistema imunológico.

Por isso, segundo o Ministério, "estratégias diferenciadas para garantir a proteção em adultos mais velhos e idosos, devem ser rotineiramente reavaliadas".

Além disso, estudos vêm mostrando que, após a aplicação da segunda dose de reforço, há um aumento considerável na proteção contra o vírus.

Em Israel, por exemplo, pesquisadores compararam a efetividade das vacinas mRNA contra doença grave causada pela variante ômicron em indivíduos com mais de 60 anos que receberam um ou dois reforços. Eles notaram melhor proteção no grupo que recebeu o segundo reforço em comparação com quem recebeu apenas o primeiro reforço.

Constatações semelhantes foram observadas no Reino Unido, principalmente em pessoas com mais de 70 anos. No país, a quarta dose está sendo oferecida a quem tem 75 anos ou mais.

Por fim, a covid-19 tem ganhado terreno em todas as regiões do Brasil — a maioria dos casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas se deve à infecção pelo novo coronavírus (71,2%). Em relação aos óbitos por SRAG, 96,4% das notificações são relacionadas ao Sars-CoV-2. Os dados são do Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

"Neste sentido, o incentivo à vacinação para os esquemas primários e reforços tem papel fundamental para conter o aumento de casos, hospitalizações e óbitos(4). Portanto, a medida que avançamos na cobertura vacinal contra a covid-19 no país, naturalmente a ampliação de públicos elegíveis para o segundo reforço deve ser considerada", informou o Ministério na nota.

Em maio, o Brasil registrou 3.176 mortes por covid-19, o menor número mensal desde o início da pandemia, em março de 2020. Apesar disso, a média móvel de novos casos segue aumentando desde meados daquele mês.

 

 3) E se eu tiver tido covid recentemente?
Quem teve diagnóstico positivo recente para covid-19 deve esperar pelo menos quatro semanas para tomar a dose de reforço.

 

4) Fui vacinado com a quarta dose. Devo deixar de usar máscara ou praticar distanciamento social?

Não. As chamadas medidas não farmacológicas (distanciamento e uso de máscaras) continuam vitais para o combate ao vírus, pois reduzem o contágio.

Portanto, "devem ser encorajadas no atual momento epidemiológico", segundo o Ministério da Saúde.

No fim de maio, diversas cidades em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná emitiram decretos que voltam a obrigar ou recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados por causa do aumento de casos de covid-19.

 

5) Ainda não tenho 40 anos. Quando vou poder tomar a quarta dose?

Em entrevista recente ao jornal O Globo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, disse que a pasta deve liberar a quarta dose da vacina contra a covid-19 para todos os brasileiros acima de 18 anos.

"Observando o comportamento do vírus, estamos caminhando para termos, pelo menos, um (segundo) reforço na população acima de 18 anos", disse ele.

Ainda não se sabe, porém, se todas as faixas étarias terão acesso ao imunizante por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) ou por clínicas particulares.

Por enquanto, as doses por grupo para qualquer uma das vacinas são:

Maiores de 40 anos: quatro doses

12 a 39 anos: três doses

5 a 11 anos: duas doses

 

Foto: Bruno Concha / Secom / Fotos Públicas

Fonte: BBC Brasil

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.