Notícias

Imagem

O Globo ataca auditores-fiscais em editorial

O jornal O Globo publicou, em 18 de junho, um editorial intitulado “Descaso do funcionalismo revela urgência de reforma administrativa”. O artigo, que demonstra a opinião do veículo de comunicação, faz ataques ao serviço público federal, em especial aos auditores-fiscais da Receita Federal e aos médicos peritos do INSS.

O texto reduz a mobilização da categoria à reivindicação do bônus de produtividade, cuja regulamentação da lei é aguardada pela categoria há seis anos. Em momento algum o jornal cita a luta dos auditores-fiscais pelo respeito ao orçamento da Receita Federal, cortado em mais de 50% apenas em 2022, e pela recomposição do quadro efetivo de servidores, diminuído à quase a metade nos últimos anos.

Outras pautas da categoria de interesse de toda a sociedade como a correção da tabela do Imposto de Renda, a Reforma Tributária que estabeleça um sistema justo e igualitário e a luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 17/2022, conhecido como o “Código de Defesa do Sonegador”, foram simplesmente ignoradas no editorial.

Entre os ataques feitos pelo O Globo, destaque para o trecho que diz “em breve, faltarão medicamentos se os auditores da Receita criarem obstáculos burocráticos à importação de insumos farmacêuticos”. Uma suposição infundada e absurda que tenta colocar a sociedade contra o movimento dos Auditores-Fiscais. Nunca, em nenhum movimento dessa categoria, houve ou haverá prejuízo dessa natureza.

A finalidade do editorial é reclamar os retrocessos da reforma administrativa propagandeada pelo jornal, mas que não representa qualquer benefício para a sociedade brasileira e vislumbra a drástica redução do papel estatal, o que aprofundaria ainda mais as desigualdades sociais e injustiças no país.

Cabe lembrar que a destruição do serviço público faz parte da linha editorial claramente liberal do Grupo Globo. A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco repudia mais esse ataque por parte do jornal à categoria e o Departamento Jurídico da entidade estuda as medidas cabíveis no caso.

 

Fonte: DS Curitiba - Sindifisco

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.