Notícias

Imagem

Estudo do Sindifisco Nacional sobre a defasagem da tabela do IR é tema de reportagem do Jornal Nacional

O estudo do Sindifisco Nacional sobre a defasagem da tabela do Imposto de Renda foi tema de uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional no dia 19 de julho. Realizado pela Diretoria de Estudos Técnicos, o estudo mostra que a falta de reajuste aliada à inflação tem prejudicado sobretudo as famílias com renda mais baixa. O 1º vice-presidente da entidade, Auditor-Fiscal Tiago Barbosa de Paiva Almeida, foi entrevistado pela reportagem.

Segundo o estudo, de 1996 até junho de 2022, a tabela do Imposto de Renda acumulou uma defasagem de 147,37%. Caso a tabela fosse reajustada pela inflação, a faixa de isenção, que hoje é de R$ 1.903,98, subiria para R$ 4.670,23. Isso beneficiaria cerca de 12 milhões de pessoas, que deixariam de pagar o imposto, totalizando 24 milhões de isentos. Não há reajuste da tabela progressiva desde 2015. E de 2018 para cá, a defasagem é de 26,5%.

“O efeito da não correção da tabela do Imposto de Renda é muito menor para quem ganha mais, para quem está nas faixas superiores, do que para quem ganha menos. Porque quem ganha menos estava fora da faixa de tributação, passa a estar na faixa de tributação, e já conta com menos recursos, de modo geral”, explica Tiago Almeida. Sem a correção, a faixa de isenção do IR vai se aproximar cada vez mais do salário mínimo. “Quem arca com o ônus da tributação hoje no Brasil são os cidadãos que têm a renda mais baixa”, conclui.

Veja aqui a reportagem na íntegra.

 

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.