Notícias

Imagem

Debate sobre os 100 anos do Imposto de Renda será nesta quarta-feira

Curitiba recebe nesta quarta-feira (21) um debate sobre os 100 anos do Imposto de Renda no Brasil. A mesa-redonda vem na sequência de eventos sobre o tema e também do lançamento da campanha, pelo Sindifisco Nacional, que leva o mesmo nome. Será no hotel Radisson Curitiba, a partir das 15h.

“O Imposto de Renda, que deveria ser um instrumento de equidade, não está mais cumprindo seu papel de fomentar o desenvolvimento econômico e social. O Sindifisco lança esta campanha e promove esses eventos com o objetivo de aprofundar o debate entre especialistas e também representantes dos movimentos sociais para dialogarmos sobre um novo modelo de tributação que seja justo e possa, efetivamente, auxiliar nos avanços que o Brasil precisa. Mais do que a discussão sobre a complexidade do sistema, é preciso discutir quem paga e quanto é pago por diferentes atores sociais. O problema central é a regressividade do atual sistema”, destaca a diretora de comunicações da DS Curitiba, Betina Krieger.

O atual modelo do Imposto de Renda foi instituído em 1992 e passou a vigorar no ano seguinte. Entre 1962 e 1964, a alíquota máxima foi de 65%. Depois passou para uma faixa próxima de 50%, até que em 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal, passou de 45% para 25%. Desde 1998 o percentual é de 27,5%. “O que temos hoje é esse rebaixamento constante do Imposto de Renda para pessoas físicas e alíquota para pessoas jurídicas de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20 mil, o que evidentemente leva a desoneração dos mais ricos e faz com que os mais pobres paguem mais. Para piorar, as maiores rendas no país atualmente são distribuídas por meio de dividendos, que são isentos de tributação, algo que só ocorre no Brasil e na Letônia”, completa Betina.

É diante deste cenário que o Sindifisco tem promovido o debate sobre o Imposto de Renda no Brasil, além de avançar em estudos e propostas. Uma das alternativas apontadas é a retenção de imposto de renda na fonte sobre todos os pagamentos efetuados. Isso inclui remessa de lucros a pessoas ou empresas em paraísos fiscais com alíquotas superiores às praticadas em outras nações.

:: Serviço

Debate sobre os 100 anos do Imposto de Renda

Quando? Quarta-feira, 21 de setembro, 15h.

Onde? Hotel Radisson Curitiba

Av. Sete de Setembro, 5190 – Batel.

 

Fonte: Sindifisco DS Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.