Notícias

Imagem

Seminário discute segurança profissional e defesa da integridade de Auditores-Fiscais

A segurança dos Auditores-Fiscais no exercício de suas atribuições funcionais foi tema de seminário promovido pelo Sindifisco Nacional, por meio da Diretoria de Defesa Profissional, na terça-feira (4), em Maringá (PR). Auditores-Fiscais se reuniram em torno do importante debate sobre procedimentos de segurança, providências de proteção em caso de ocorrências graves contra a integridade do Auditor-Fiscal e a responsabilidade do Estado em garantir um ambiente em que a fiscalização seja salvaguardada de ameaças.

O seminário antecedeu o início do Júri Popular que vai julgar três dos acusados pelo assassinato do Auditor-Fiscal José Antônio Sevilha, 17 anos após o crime. A viúva do Auditor, Mariângela Gasparro Sevilha, e a filha Patrícia Gasparro Sevilha estiveram presentes no debate, que foi realizado no auditório da Delegacia da Receita Federal de Maringá. O julgamento pelo assassinato de Sevilha começará nesta quarta (5), conduzido pela 3ª Vara da Justiça Federal na cidade.

A diretora de Defesa Profissional, Auditora-Fiscal Nory Celeste Sais de Ferreira, destacou que o assassinato de Sevilha foi um crime contra toda a categoria. “Esse dia (do crime) não acabou porque não houve julgamento. Considero fundamental que todo Auditor-Fiscal se sinta tocado, pois foi um crime cometido contra todos nós. Precisamos passar desse dia e, para que isso nunca mais aconteça, precisamos de justiça”, afirmou.

O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, afirmou em sua fala de abertura que a categoria não pode aceitar eventos de intimidação pelo poder econômico de alguns. “A condição para que possamos exercer nosso trabalho naquilo de mais nobre que ele tem é poder fiscalizar sem pressões, intimidações e com segurança. Seguir o parâmetro da lei para que cada um contribua efetivamente de acordo com a sua capacidade econômica, sem que isso implique riscos à integridade do Auditor-Fiscal”, avaliou. 

Isac Falcão disse ainda que espera que se faça justiça para Sevilha no julgamento e lembrou que, de acordo com a investigação da Polícia Federal, antes de ser assassinado os suspeitos tentaram intimidar e até corromper Sevilha, sem sucesso. “Nesse momento em que passamos por ameaças, precisamos estar unidos. Cada um deve contar sempre com o Sindicato; essa luta é nossa. Esperamos que a Receita Federal se renove para trazer segurança para os Auditores, especialmente os que atuam nos postos de fronteira ou investigando grandes sonegações”.

O titular da DRF/Maringá, Auditor-Fiscal Marcos Wanderley de Souza, o representante da Delegacia Sindical de Maringá, Auditor-Fiscal Arcanjo Valério de Lima, e o diretor do Sinait, Auditor-Fiscal do Trabalho Lauro Souza, também participaram da mesa de abertura e reforçaram a importância do sentimento de solidariedade entre os Auditores.  Todos criticaram a demora no julgamento dos assassinos de José Antônio Sevilha e manifestaram a expectativa de que dessa vez o caso seja concluído.

Fonte: Sindifisco

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.