Notícias

Imagem

DS-RJ debate retirada de DAS com Superintendente da 7ª RF

A Superintendente Eliana Pólo (à dir.) reunida com os representantes da DS/RJ – diretores Vera Teresa Balieiro, Luciano Rebouças e Gustavo Regadas, e apoiadora Sonia Mesentier Representantes da DS/RJ estiveram reunidos com a Superintendente da 7ª Região Fiscal, Auditora Eliana Pólo Pereira, no dia 10 de junho, para debater a possível retirada de DAS de Chefes de Equipe da Fiscalização. A proposta, oriunda da Subsecretaria de Fiscalização da Receita Federal, atingirá somente o Rio de Janeiro e São Paulo, estados que concentram maior volume de trabalho nessa área.

Desde que foi divulgada, no início de maio, a ideia repercutiu de forma negativa entre os Auditores do Rio que atuam nas Unidades vinculadas à Fiscalização. O setor vivencia, ao longo dos últimos anos, o esvaziamento progressivo de seu quadro funcional, em contraste com a sobrecarga de atribuições. No entendimento dos filiados à DS/RJ, a retirada dos DAS – principalmente, se o objetivo for entregá-los a outros órgãos da Fazenda, como cogitado – simboliza a desvalorização, pela própria Receita Federal, de um trabalho importante para a sociedade e o País.

Durante a reunião, os representantes sindicais entregaram à Superintendente Eliana Pólo cópias das correspondências encaminhadas à Coordenadoria de Fiscalização (Cofis) – solicitando videoconferência para ampliar o debate – e ao Sindifisco Nacional – pedido de audiência com o Secretário da Receita Federal.

A Superintendente da 7ª RF lembrou que os DAS da Fiscalização do Rio de Janeiro foram uma conquista importante e o reconhecimento institucional ao trabalho realizado. “É lamentável que, para suprir uma carência de funções, se cogite a retirada dos DAS, com o consequente rebaixamento do quadro existente”, afirmou a Auditora.

 

Cronologia do fato e ações da DS/RJ

Em 6 de maio, Diretoria da DS/RJ reuniu-se com os AFRFB lotados na Divisão de Fiscalização para apurar o assunto.6 de maio – A direção da DS/RJ reuniu-se com os Auditores-Fiscais lotados na Divisão de Fiscalização (Difis), para apurar o assunto (foto ao lado). Além do sentimento coletivo de desvalorização e de não reconhecimento ao trabalho do setor, os Auditores destacaram que a proposta surge no bojo de um processo de elevação de metas institucionais e de sobrecarga de atribuições, devido ao gradativo esvaziamento dos quadros. No mesmo dia, a DS enviou carta (027/2013) ao Coordenador Geral de Fiscalização, Iágaro Jung Martins, solicitando reunião por videoconferência, em caráter de urgência, para esclarecimento do assunto a todos os Auditores da Fiscalização.

9 de maio – A DS/RJ encaminhou carta (028/2013) à Superintendência da 7ª Região Fiscal, externando decepção com a proposta da Sufis/RFB, uma vez que a Portaria nº 2207 (27/09/2012) aumentou as atribuições e complexidade para o desempenho da função de Chefe de Equipe Fiscal.

7 de maio – O presidente da DS/RJ, João Abreu, expôs a questão ao Superintendente Adjunto da 7ª RF, Auditor Marcus Vinicius Vidal Pontes, durante reunião em que se discutiu a reestruturação em curso na Receita Federal.

Em 10 de maio, presidente da DS/RJ, João Abreu, reuniu-se com a Delegada da DRF I, Auditora Fiscal Monica Paes Barreto, sua Substituta, Auditora Fernanda Freire, e o Delegado da DRF II-Barra, Auditor Luiz Augusto Couto Chagas para reafirmar a disposição sindical de aprofundar o debate.10 de maio - O presidente da DS/RJ, João Abreu, se reuniu com a Delegada da DRF I, Auditora Monica Paes Barreto, sua Substituta, Auditora Fernanda Freire, e o Delegado da DRF II-Barra, Auditor Luiz Augusto Couto Chagas (foto ao lado), para reafirmar a disposição sindical de aprofundar o debate com os colegas da Fiscalização.

29 de maio – A direção da DS/RJ reuniu-se com os colegas lotados na DRF-II/Barra (ver Agente Fiscal nº 065/2013 – 11/06), para relato das ações em curso. Os filiados externaram a desmotivação causada pela proposta da Sufis, que contraria frontalmente o objetivo apresentado pela Cofis, há dois anos, de valorizar o trabalho da Fiscalização e as atribuições de seus chefes de Equipe.

31 de maio – A DS/RJ encaminhou carta (033/2013) à Diretoria Executiva Nacional (DEN), na qual solicita agendamento de audiência com o Secretário da Receita Federal e o Subsecretário de Fiscalização, com a presença das Delegacias Sindicais do Rio e de São Paulo, para discussão do assunto.

 

Fonte: Jornalismo da DS/RJ

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.