Notícias

Administradores da DRF-BH convidam Auditores Fiscais da Equipe de Parcelamento para reunião

Na manhã de terça-feira, 11 de junho, houve reunião da administração da DRF-BH com os Auditores-Fiscais lotados na Equipe de Parcelamento, que contou com a participação de representantes da DS BH e da Anfip-MG. A delegada, Regina Célia Batista Cordeiro, o chefe do Secat (Serviço de Controle e Acompanhamento Tributário), Francisco Paulo Pinheiro, e os assessores da DRF-BH expuseram a questão do ponto de vista da administração e ouviram os Auditores-Fiscais.

No decorrer das manifestações dos Auditores foram sendo esclarecidos e detalhados os fatos. Foram unânimes os elogios ao desempenho funcional, à dedicação e à assiduidade das duas Auditoras transferidas do setor e houve consenso de que esta situação foi mal conduzida. Os Auditores-Fiscais manifestaram, ainda, o descontentamento em relação a outros incidentes ocorridos recentemente ao clima de insegurança e desmotivação instaurado na equipe.

Regina Cordeiro esclareceu que as transferências não eram uma retaliação quanto à participação das Auditoras-Fiscais na campanha salarial. Ela reconheceu que houve erro na segunda mudança de lotação, na qual a Auditora foi comunicada pelo Notes, mas disse que convidaria a Auditora para uma reunião.

Os administradores reafirmaram o que haviam dito em reunião com os dirigentes sindicais na última segunda, 10, de que os Auditores que solicitarem serão, de imediato, transferidos para outro setor e que lhes serão apresentadas opções de lotação na DRF-BH. Nesse momento um dos Auditores-Fiscais do setor manifestou o desejo de ser transferido.

Ao final da reunião, o presidente da DS BH, Luiz Sérgio Fonseca Soares, afirmou que  os acontecimentos evidenciaram inconveniência da situação atual na Equipe de Parcelamento. Esclareceu que nunca pediu a exoneração da Analista-Tributária, mas sim que não haja Auditores-Fiscais subordinados a ocupantes de outros cargos.

Segundo Luiz Sérgio, os Auditores-Fiscais devem trabalhar prioritariamente em atividades privativas da carreira, mas a complexidade dos parcelamentos previdenciários e as deficiências dos sistemas justificam a presença destes servidores na equipe. Existe, inclusive, parte dos trabalhos que envolvem atividades legalmente privativas de Auditores-Fiscais, situação em que é inadmissível a submissão de suas conclusões a quem não tem a condição de autoridade fiscal. “É necessária uma solução nacional para esta questão, que prejudica o ambiente funcional, sendo indispensável o empenho dos administradores”, pontuou.

Superado o impasse atual, Luiz Sérgio informou que tomará a iniciativa de procurar a direção local e regional do Sindireceita para tratar das questões de interesse dos filiados dos dois sindicatos. “Um dos fatores mais importantes para a motivação dos servidores é serem tratados com respeito e poderem manifestar suas opiniões sem medo de retaliações”, disse.

Ao final da reunião, a vice-presidente da DS BH, Wânia de Fátima Paiva, manifestou-se a favor dos Auditores da equipe.  O secretário geral, Francisco Lyra reafirmou, em nome da DS BH, os elogios à primeira Auditora-Fiscal removida e manifestou a certeza de que a versão dela dos fatos é a que corresponde à verdade. Encerrou falando sobre a necessidade de uma rápida solução da questão para a melhoria do ambiente funcional na Delegacia.

A orientação da DS BH, da DEN e da Anfip-MG é para que os Auditores Fiscais peçam transferência para outros setores.

Representaram a Anfip-MG na reunião a presidente Ilva Maria Franca Lauria, e o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Márcio Soares Pereira. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.