Artigos

Imagem

A desmistificação da reforma administrativa: da salvação à ruína da Pátria

Análise sobre Nota Técnica 69/2021, divulgada pelo Senado Federal, que conclui o contrário do apregoado pelos defensores da proposta
 
A crise fiscal vivenciada pelo Brasil nos últimos anos é inegável, assim como as propostas para superá-la. Taxado de ineficiente, foram elencados possíveis caminhos para que o Estado brasileiro recupere o vigor já vivenciado. Um deles, a reforma administrativa encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional em setembro do ano passado, foi chamada de salvadora das contas públicas, e os servidores rotulados como culpados pela crise.
 
A Nota Técnica 69/2021, divulgada pelo Senado Federal, no entanto, conclui o contrário do apregoado pelos defensores da proposta. A publicação afirma que a reforma administrativa “apresenta diversos efeitos com impactos fiscais adversos, tais como aumento da corrupção, facilitação da captura do Estado por agentes privados e redução da eficiência do setor público em virtude da desestruturação das organizações. Por sua vez, os efeitos previstos de redução de despesas são limitados, especialmente no caso da União”.

Desde a divulgação da proposta, os servidores apontam vícios no texto, agora corroborados pela Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado. Os servidores exercem um papel fundamental em todos os municípios brasileiros e têm sua atuação regida pela Constituição de 1988 – que traz as normativas para o exercício da profissão. Prestam serviços essenciais à população, independentemente da classe social.

A nota técnica apresentada descontrói a narrativa mistificadora de que os servidores são a causa dos problemas enfrentados pelo país e evidencia que, ao seguir fielmente a legislação vigente, é possível reduzir o gasto público. O texto da PEC 32/2020 é prejudicial sob todos os aspectos, seja do ponto de vista fiscal para o Estado ou do suporte e atenção à população.

Com a reforma administrativa desmistificada e os efeitos lesivos expostos à luz, é fundamental que sua tramitação seja imediatamente paralisada, e a atenção dos congressistas se volte para um tema que possa trazer um pronto impacto positivo para as contas públicas. Com uma reforma tributária completa – focada na implementação da progressividade no sistema e consequente taxação dos mais ricos, como está sendo aplicado nos Estados Unidos – teremos um incremento substancial de arrecadação, viabilizando a diminuição da dependência dos municípios em relação à União e consequente melhora nas finanças estaduais e municipais.
 
Em todo o mundo, organismos como a OCDE e o FMI recomendam maior participação do Estado e mais contribuição das camadas mais ricas, como meios para reconstruir os países no período pós-pandemia. Há mais de quatro anos, a Fenafisco, em conjunto com economistas e outras entidades ligadas ao Fisco, trabalham em uma proposta para uma reforma tributária solidária, justa e sustentável. O mais recente documento mostra potencial de arrecadação de R$ 292 bilhões por ano.
 
De uma vez por todas, devemos deixar de lado a retrógrada reforma administrativa, que fragilizará o Estado, e focar na reforma tributária que o Brasil necessita, com ações concretas para a redução das desigualdades.
 

*Por Charles Alcantara, Presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco


*A opinião contida neste artigo é a do autor e não necessariamente exprime o posicionamento da DS Curitiba.

Foto: Unsplash

Fonte: Jota

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.