Notícias

Imagem

Diretoria Executiva Nacional intensifica trabalho parlamentar pela regulamentação da Lei 13.464/2017

A Diretoria Executiva do Sindifisco Nacional deu continuidade e intensificou, ao longo da semana passada, o trabalho parlamentar pela regulamentação da Lei 13.464/17. O trabalho foi conduzido pela 2ª Vice-Presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Natália Ribeiro Nobre Saraiva, pelo diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano Martins de Sá Neto, pela diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares, Auditora-Fiscal Patrícia Fiore Cabral e pelo diretor-suplente, Auditor-Fiscal Aníbal Rivani Moura.

Dando continuidade às visitas aos líderes dos partidos na Câmara, a Diretoria Executiva se reuniu com o deputado Euclydes Pettersen (MG), líder do PSC, Adolfo Viana (BA), líder do PSDB, e Vinícius Carvalho (SP), líder do Republicanos.

O objetivo das visitas aos líderes de partidos na Câmara de Deputados tem sido levar ao conhecimento dos parlamentares os impactos causados pela mobilização, as consequências sociais, econômicas e financeiras, e esclarecer diversas nuances da matéria que comprovam tratar-se de pauta distinta de reajuste. Assim como os líderes anteriormente contactados, os deputados visitados esta semana compreenderam a gravidade da situação, a importância de solucionar este impasse, todo o histórico e os detalhes envolvendo a pauta em relação à qual o Executivo está em débito com os Auditores-Fiscais há mais de 5 anos. Além disso, os líderes se comprometeram a interceder a favor da solução da questão tanto diretamente em interlocuções com o executivo quanto através do Colégio de Líderes.

Ainda na Câmara dos Deputados, houve encontro com o deputado Marcelo Squassoni (Republicanos-SP). O deputado, ciente das demandas dos Auditores-Fiscais, comprometeu-se a buscar uma agenda com o presidente do Republicanos, a fim de intermediar encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e com o presidente da República. O deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), que é líder de seu partido, também se comprometeu com a defesa dos pleitos do Sindifisco Nacional junto à Casa Civil.

O Sindifisco visitou, ainda, os deputados Samuel Moreira (PSDB-SP), que foi relator da Reforma da Previdência na Câmara, e o deputado Ricardo Izar (PP-SP). Ambos também compreenderam todas as nuances do pleito e se comprometeram a interceder junto a pessoas chave para a solução da questão.

Os impactos nos Fundos de Participação estaduais e municipais também estão entre os fatos citados pelos representantes do Sindifisco nas reuniões com parlamentares. Estão sendo abordadas, ainda, as dificuldades sofridas pela Receita Federal do Brasil e pelos Auditores-Fiscais frente à diminuição do orçamento do órgão e a ausência de concurso público.

O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) também esteve entre os parlamentares visitados e ouviu atentamente, por mais de uma hora, todas as novas informações e argumentos levados pelo Sindifisco. Ele se comprometeu a replicar o discurso em conversas com os principais responsáveis pela decisão aguardada pelos Auditores-Fiscais. O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, também conversou com o deputado.
 
Já no Senado, entre os parlamentares visitados, estão os senadores do Mato Grosso Carlos Fávaro (PSD) e Jayme Campos (DEM). Os encontros foram intermediados e tiveram a participação do Auditor-Fiscal Raimundo Sari, presidente da DS/Mato Grosso.
 
Como representantes dos estados, os senadores ficaram preocupados com os impactos econômicos e sociais que o movimento reivindicatório irá causar ao agronegócio e aos Fundos de participação Estadual e municipais. A par de dados atualizados da mobilização, os senadores compreenderam a importância de levar estes dados ao presidente do Senado, para que busque uma interlocução eficiente com o Poder Executivo, objetivando uma ação concreta que solucione o impasse. Ambos os senadores declararam, publicamente, apoio às reivindicações da categoria.
 
Além dos senadores Carlos Fávaro e Jayme Campos, o Sindifisco se reuniu com o chefe de gabinete do senador Wellington Fagundes (PL), também do Mato Grosso, que disse que irá levar a demanda ao senador.
 
A estratégia visa buscar meios de pressionar o Executivo levando dados atualizados da mobilização que sirvam para demonstrar os prejuízos econômicos e sociais decorrentes do não atendimento aos pleitos dos Auditores-Fiscais. “O senador Carlos Fávaro comentou que foi informado, pelo senador Álvaro Dias, que o agronegócio no Sul do país tem sofrido enormes prejuízos por conta da mobilização, e se mostrou preocupado”, informou a diretora Patrícia. “Atentos e zelosos pelas demandas de seus estados, os senadores querem evitar prejuízos e desgastes políticos neste momento já tão difícil pelo qual o país está passando, razão pela qual acreditamos que irão pressionar o Executivo a resolver o problema causado pela mobilização, regulamentar a Lei 13.464 e atender as demais demandas dos Auditores”, avalia a diretora.
 
O senador Jayme Campos (DEM/MT) demonstrou total apoio ao Sindifisco Nacional e criticou os sucessivos cortes orçamentários na Receita Federal. O parlamentar defendeu a recomposição do orçamento e afirmou ser favorável à realização de concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal. Disse, ainda, que vai lutar junto aos pares para recompor as perdas salariais do funcionalismo e regulamentar a Lei 13.464/17. O encontro com os senadores contou com a participação do presidente da DS/Brasília, George Alex Lima de Souza.
 

 

Fonte: Sindifisco Nacional

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.