Notícias

Imagem

Jornal Nacional destaca impactos da operação-padrão dos Auditores-Fiscais

Apesar do silêncio do governo em relação às demandas dos Auditores-Fiscais, os impactos da operação-padrão iniciada no final de 2021 foram relatados em uma reportagem de quase quatro minutos exibida na edição dessa segunda (25) do Jornal Nacional da TV Globo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, que cobra do governo uma solução para as demandas dos Auditores, 74% das empresas que dependem da importação de componentes elétricos e eletrônicos e 64% das exportadoras estão afetadas pela demora na liberação de cargas nos portos e aeroportos brasileiros.
 
O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, foi um dos entrevistados e destacou que a mobilização visa a recomposição do orçamento da Receita Federal, cortado em aproximadamente 50%, e do contingente de Auditores, que passou de pouco mais de 12 mil em 2009 para 7 mil em 2021. “Na medida que você reduz o número de Auditores-Fiscais disponíveis para fazer o controle aduaneiro, você começa a perder segurança ou agilidade. Para ser ágil e seguro ao mesmo tempo, a gente precisa de muito mais Auditores. Por isso, a gente está pedindo concurso público para a Receita Federal e precisaria do orçamento normalizado”, ponderou.
 
A matéria destacou que o Brasil vinha diminuindo o tempo de liberação de cargas para aumentar sua competitividade, mas com a operação-padrão o tempo de despacho teria aumentado em quatro vezes, como consequência da crise na Receita Federal. A situação foi tema de uma carta enviada por associações ligadas a grandes empresas e à indústria ao ministério da Economia. As entidades denunciam que toda a cadeia produtiva está afetada e algumas empresas chegaram a paralisar a produção, gerando um enorme prejuízo e o aumento de custos, no primeiro momento, para a indústria e, no segundo momento, para os consumidores.
 
Resta saber até quando o Executivo vai fingir que nada está acontecendo e continuará se negando a atender os pleitos dos Auditores-Fiscais, aprofundando o desmonte da Receita Federal.
 

Fonte: Sindifisco Nacional

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.