Notícias

Imagem

“É uma vergonha”, diz CEO da Petz sobre pagar menos imposto do que um operador de caixa

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, publicada no dia 07 de novembro, Sergio Zimerman, fundador e CEO da rede de megastores Petz, especializada em produtos para animais domésticos, destacou a injustiça do sistema tributário brasileiro.

“Eu, como CEO da companhia, pago menos imposto do que um operador de caixa da minha empresa. Isso é uma vergonha. Não acho que um país pode dar certo com esse tipo de mentalidade”, disse Zimerman ao Estadão.

Para o empresário, a reforma tributária é a melhor forma de reduzir a desigualdade social, porém não enxerga nenhuma proposição em debate até o momento para resolverr esse problema fundamental do país. “Fico preocupado quando vejo todas as propostas de reforma que foram discutidas até o momento... Vejo que nenhuma toca no assunto mais central, que é essa brutal concentração de renda.”

Ainda de acordo com Zimerman, além dos programas sociais de distribuição de renda, a reforma tributária deve ser encarada como uma ferramenta de justiça social. Em sua opinião, atualmente os ricos pagam poucos impostos, o que acaba castigando os mais pobres, que arcam com uma carga tributária elevada.

“É um sistema (tributário) regressivo, com tributação no consumo. No Brasil, há uma média de 50% de impostos sobre os bens consumidos que não se verifica no resto do mundo. No resto do mundo, a média é de 20%. Isso dá a dimensão de como quem tem menos recursos paga mais impostos [pois quanto menos recursos se tem, mais eles são destinados ao consumo]. O que agrava a situação é que o sistema de impostos é embutido. As pessoas não têm consciência da carga tributária que suportam. Saber o quanto se paga por produto provocaria uma revolta”, afirmou.

Mário Mendes de Barros, vice-presidente da Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), avalia o posicionamento do CEO da Petz como bastante positivo. “Não é muito comum, no Brasil, um empresário de grande porte se manifestar em defesa de uma reforma tributária mais justa, já que via de regra são os que mais se beneficiam do modelo tributário atual. Demonstrou que não pensa apenas em si, mas está também preocupado com o maior problema social do país, que é a desigualdade social, fruto, sobretudo, da concentração de renda”, apontou.

Leia na íntegra

A entrevista de Sergio Zimerman ao jornal O Estado de São Paulo está disponível para assinantes no seguinte link: https://www.estadao.com.br/economia/negocios/e-um-absurdo-nao-defender-a-tributacao-de-dividendos-diz-fundador-da-petz/

Foto: Monteiro Assessoria/Divulgação

Fonte: Sindifisco DS Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.