Notícias

Imagem

Dia das Mães: melhor presente para elas é ‘justiça fiscal’, diz instituto

Redação Rede Brasil Atual

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Para a campanha Tributar os Super-Ricos, um sistema tributário mais justo e solidário seria o melhor presente para o Dia das Mães, comemorado neste domingo (14). Atualmente, além da desigualdade salarial, as mulheres pagam mais impostos que os homens. Ao mesmo tempo, a restituição do Imposto de Renda também é menor para elas.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que o Brasil tem mais de 11 milhões de mães que criam os filhos sozinhas. Entre 2012 e 2022, esse número cresceu 1,7 milhão, sendo 90% de mães negras. Do total de mães solo, 72,4% disseram que não têm rede de apoio próximo.

Desse modo, a campanha defende que é preciso fazer uma reforma tributária no Brasil que leve em conta gênero e raça. Além disso, tributar as grandes fortunas, altas rendas e grandes patrimônios garantiria recursos para fortalecer políticas públicas de moradia, saúde, educação, beneficiando principalmente essas milhões de mães que precisam do apoio do Estado.

A campanha Tributar os Super-Ricos é composta por mais de 70 organizações sociais, entidades e sindicatos que defendem uma reforma tributária justa e solidária, cobrando mais impostos de quem ganha mais e reduzindo os impostos sobre o consumo, que pesam mais sobre os mais pobres, e principalmente as mulheres.

A personagem Niara, uma menina negra criada pelo cartunista Aroeira, explica porque justiça fiscal é o melhor presente para as mamães brasileiras:

O peso dos impostos para as mulheres

Estudo do Instituto Justiça Fiscal, em parceria com a Fundação Ebert Stiftung – que integram a campanha Tributar os Super-Ricos – revela que as mulheres pagam alíquotas mais elevadas do que os homens em quase todas as faixas do Imposto de Renda (IR). Desse modo, destacam que a configuração do tributo possui “viés implícito” de gênero. A maior diferença está na faixa superior, em que as mulheres pagam 12,76% de alíquota, 4,06 pontos percentuais (p.p.) maior que a masculina.

Ao mesmo tempo que pagam as maiores alíquotas, são também as mulheres que recebem menores remunerações. Essa diferença também é maior nas faixas superiores, em que os homens recebem 64,8% do total da renda aferida. Isso porque os homens possuem maiores rendimentos isentos, oriundos, por exemplo, dos lucros e dividendos de investimentos, que não são tributados atualmente.

“Em 2020, do total dos rendimentos isentos, 67,01% eram declarados por homens contra 32,99% pelas mulheres. Os homens também são maioria entre os receptores de deduções tributárias, totalizando 57,96% das despesas deduzidas, enquanto as mulheres participam com 42,04%. Outro viés de gênero no imposto de renda se enxerga entre os receptores de impostos a restituir: 56,26% do total dos impostos é restituído aos homens contra 43,73% entre as mulheres”, diz um trecho do estudo.

Tributação indireta

O estudo também mostra que, considerando somente os impostos indiretos – que recaem sobre o consumo –, a carga tributária das famílias chefiadas por mulheres é 15,05% superior às chefiadas por homens, cuja carga é de 14,55%. Quanto menor a renda, mais os impostos sobre o consumo pesam no bolso das famílias.

“Há maior participação de famílias chefiadas por mulheres nas camadas inferiores, o que, mesmo pagando alíquotas menores em quase todos decis (divisão em dez segmentos) de renda, as torna proporcionalmente mais penalizadas pela regressividade tributária”.

Fonte: Rede Brasil Atual

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.