Notícias

Imagem

Os benefícios do ovo para a saúde

O ovo é um dos alimentos mais versáteis da culinária, não só do Brasil, mas do mundo. Basta imaginar a infinidade de formas e preparos para o consumo. Ele vai do prato principal à sobremesa, agregando sabor e nutrição. Isso porque o ovo faz parte da lista de alimentos in natura que devem ser a base da alimentação, o que o torna uma opção adequada e saudável.

A clara do ovo é rica em proteínas, e a gema, em lipídeos, vitaminas, minerais e compostos bioativos capazes de melhorar os níveis de marcadores inflamatórios, que são substâncias relacionadas às alterações metabólicas e ao desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. Devido ao teor proteico, o ovo é um grande aliado das pessoas que buscam aumento da massa muscular e também ajuda a promover saciedade.

Há alguns anos, havia dúvida sobre a relação entre o consumo do ovo e o aumento de colesterol no sangue, que é prejudicial à saúde. Porém, pesquisas recentes indicam que essa relação não procede. A ingestão de um ovo ao dia para a população em geral, inclusive pessoas dislipidêmicas, não aumenta os níveis séricos de colesterol e o risco cardiovascular, desde que seja consumida a forma cozida, sejam limitados outros alimentos ricos em colesterol na dieta, como carne vermelha, leite integral, embutidos e outros alimentos de origem animal, e que se mantenham hábitos de vida saudáveis.

Fritar o ovo com óleo ou manteiga aumenta consideravelmente os níveis calóricos e de gorduras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta para os cuidados no consumo de ovos crus ou malcozidos, devido ao risco de contaminação por salmonela.

Fontes: Cartilha Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição (Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais) / Anvisa

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.