Notícias

Imagem

Dia dos Avós: convivência com os netos é uma experiência saudável para ambos os lados

Nesta quarta-feira (26) é celebrado no Brasil o Dia dos Avós. A data tem como objetivo reforçar a importância de figuras familiares que mais trazem boas lembranças em qualquer família. Além da sabedoria e experiência transmitida para as novas gerações, o afeto, o cuidado e a atenção que os avós dispensam para seus netos são marcas positivas na vida da maioria dos brasileiros.
 
A escolha desta data tem origem religiosa. Foi o Papa Paulo VI, no século XX, quem teve a iniciativa. A ideia era também homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, que eram chamados de Ana e Joaquim. Personagens, que inclusive, foram canonizados pelo papa Gregório VIII e foi o pontífice Paulo VI que determinou que as comemorações de Santa Ana e São Joaquim aconteceriam no dia 26 de julho.
 
Mas certo é que a relação entre netos e avós tende a ser extremamente saudável e importante para ambas as partes. Segundo especialistas, uma das funções dos pais, é justamente estimular e facilitar o convívio entre seus filhos e seus pais.
 
Um estudo feito pelo Boston College, nos Estados Unidos, citado pela revista Crescer, da editora Globo, mostrou os benefícios desta convivência. Durante 19 anos foram avaliados 374 avós e 356 netos. Os resultados mostraram benefícios para ambos os lados. Enquanto para os avós a conexão estar mais próximo de novas ideias, para os netos a sabedoria acumulada dos avós acabam sendo incorporadas pelos pequenos na vida adulta. A pesquisa também mostrou que a relação pode diminuir sintomas depressivos para ambos os lados.
 
“A convivência é muito benéfica para ambos, especialmente porque os avós estão, na maioria das vezes, em uma etapa da vida em que podem aproveitar os netos melhor do que aproveitaram os próprios filhos: levar para passear e brincar, para os avós, não é uma obrigação ou uma forma de gastar a energia da criança, mas uma oportunidade deliciosa de curtir o neto e se divertir de verdade com ele”, explica a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP), em entrevista à Revista Crescer.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.