Notícias

Imagem

Assembleia Nacional aprova alterações no estatuto do Sindifisco

Com a participação de exatamente 3.219 Auditores-Fisicais a Assembleia Nacional, encerrada na sexta-feira (19), aprovou oito propostas de alteração estatutárias. Todas foram encaminhadas a partir do Congresso Nacional de Auditores-Fiscais (Conaf), realizado em novembro do ano passado. De acordo com o site do Sindifisco Nacional, a aprovação reflete os anseios da categoria em fortalecer a importância do congresso como espaço democrático e competente para discussão sobre o estatuto e regras do Sindifisco. 
 
“A aprovação das propostas, conforme encaminhado pela direção nacional do Sindifisco, fortalece a democracia interna do Sindicato. Ganha a representatividade, ganham os Auditores-Fiscais e principalmente ganha a democracia. Devemos todos comemorar este grande avanço para todos colegas”, destaca a diretora de comunicação da DS Curitiba, Betina Krieger. 
 
Entre as propostas aprovadas estão a possibilidade de voto dos delegados sindicais em apenas um candidato para composição da Comissão Permanente de Orçamento (CPO), Conselho de Árbitros, Comissão Eleitoral Nacional e Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Auditores-Fiscais (Conaf). O objetivo é garantir maior pluralidade na composição de comissões e fortalecer a democracia interna da entidade. A proposta foi aprovada com 54,56% dos votos da assembleia nacional. 
 
Outra mudança que merece destaque é a qualificação do quórum de deliberação interna do Conselho de Dirigentes Sindicais (CDS) para efeitos de aprovação prévia de alteração estatutária, que é de competência deste colegiado, em casos urgentes que não possam aguardar pela realização do Conaf. A proposta foi aprovada por 53,74% dos filiados. 
 
Com 98,53% de aprovação, o indicativo 3 tratava da proteção de dados pessoais sensíveis de filiados, funcionários e terceiros compartilhados com o Sindifisco Nacional, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 
 
O indicativo 4, que recebeu 97,95% de votos favoráveis, estabelece que o filiado aposentado e pensionista poderá optar por permanecer filiado à DS a qual esteve vinculado como ativo ou à DS de sua residência, enquanto o filiado ativo poderá optar por se vincular à DS de sua lotação, exercício ou localização.  
 
O indicativo seguinte também foi aprovado por ampla maioria, com 96,42% dos votos. Ele discorria sobre a eleição de delegados de base para o Conaf e condicionou à presença, na Assembleia Geral, de dez filiados ativos ou fração para cada delegado de base a ser eleito. 
 
Os dois indicativos seguintes, 6 e 7, foram aprovados por com 96,89% e 96,68% dos presentes, respectivamente, e tratavam da organização do Conaf. Já o indicativo 8, que foi aprovado com 96,65% de votos favoráveis, estabelece que, no ano posterior ao que houver a eleição da Diretoria Executiva Nacional, caberá à Comissão Permanente de Orçamento da gestão anterior apreciar as contas da execução orçamentária do exercício do ano eleitoral.  
 
O último indicativo colocado para votação pela Assembleia Nacional, de número 9, deliberaria sobre a proposta de acordo apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU) sobre Gratificação de Incremento à Fiscalização e Arrecadação (GIFA) devida aos aposentados. Contudo, como o número de abstenções foi superior à soma de votos atribuídos às outras opções, não foi apreciado de acordo com o próprio estatuto do Sindifisco Nacional.

Fonte: DS Curitiba com informações do Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.