Notícias

Imagem

Fórum Internacional Tributário dá nova dinâmica a discussões do sistema tributário no Brasil

O movimento Reforma Tributária Solidária ganhou fôlego em todo o país, especialmente após o Fórum Internacional Tributário que ocorreu no início desse mês em São Paulo.

O Fórum Internacional Tributário (FIT) foi um evento que reuniu economistas e pesquisadores de 14 países com o objetivo de discutir os sistemas tributários mundo afora e como eles podem ser exemplos para a possível Reforma Tributária no Brasil. Durante o evento também foi exposto o projeto “Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil”, que propõe direcionamentos para um novo sistema tributário no Brasil.

Como decorrência da visibilidade que teve o FIT, na última terça-feira, dia 12, o projeto foi apresentado no Senado Federal em uma audiência pública requerida pelo senador Garibaldi Filho (MDB/RN), que contou com a participação também dos senadores Eduardo Braga (PMDB/AM), Lindbergh Faria (PT/RJ) e Fátima Bezerra (PT/RN).

No debate, estavam presentes o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid e o coordenador técnico e também professor de Economia da Unicamp, Eduardo Fagnani. Além de representantes da Confederação Nacional da Indústria e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A viabilidade econômica da Reforma Tributária Solidária foi o principal foco da discussão, mas o economista Eduardo Fagnani aproveitou a ocasião para falar do livro do Projeto, “Reforma Tributária Necessária: Diagnósticos e Premissas”, que foi muito elogiado, especialmente pelo diretor da Instituição Fiscal Independente, Rodrigo Orair: “Uma contribuição equilibrada no debate sobre a Reforma Tributária no Brasil”.

Em um encontro na manhã desta sexta-feira (15), os objetivos da Reforma Tributária Solidária também foram apresentados ao presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Wellington Leonardo da Silva que destacou a importância desse trabalho e garantiu apoio ao movimento. “Será enviado um exemplar do livro para cada conselho regional. Incentivaremos fortemente a realização de reuniões e seminários para discussão dos assuntos abordados”, disse em entrevista à Anfip.

Outras reuniões como essas estão sendo articuladas com inúmeras entidades a fim de fomentar o debate e salientar a importância de parcerias na defesa de um sistema tributário mais justo e regular no Brasil. Uma segunda audiência pública que terá como foco o aumento da tributação para as altas rendar e a diminuição dos impostos sobre o consumo já está marcada para o próximo dia 21 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa-CDH do Senado Federal.

A DS Curitiba já é parceira e apoiadora do movimento Reforma Tributária Solidária e acredita que o ano eleitoral é um momento bastante propício para falarmos sobre desigualdade e solidariedade.

 

Comentários

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.