Notícias

Imagem

DS Curitiba realiza protesto contra a MP da Mordaça e Câmara retira emenda

Nesta terça, Auditores Fiscais se reuniram em frente ao Ministério da Fazenda. Na quinta, a Câmara dos Deputados retirou o trecho da MP 870/2019
 
Nesta terça-feira (21), a Delegacia Sindical em Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) realizou um protesto contra a Medida Provisória (MP) 870/2019, em frente ao prédio do Ministério da Fazenda. A manifestação aconteceu em todo o Brasil, promovendo o Dia Nacional Contra a Mordaça na Receita Federal.
 
A categoria realizou o protesto afim de evitar a aprovação da MP que visava limitar a atuação dos auditores fiscais na investigação de crimes tributários, ao impedir que informassem eventuais indícios de crimes oriundos das atividades de fiscalização dos contribuintes às autoridades responsáveis. Dessa forma, limitaria a Receita Federal de contribuir para o combate ao crime organizado. 
 
“Por fim, quanto à competência dos Auditores-Fiscais da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, promovemos alteração na Lei nº10.593, de 6 de dezembro de 2002 para vedar a investigação de crimes não fiscais, com o objetivo de promover maior segurança jurídica a esse tema e preservar as garantias constitucionais da intimidade do sigilo de dados". (Trecho da MP 870/2019)
 
Em 9 de maio, a Medida Provisória foi aprovada na Comissão Especial. Na época, o trecho de desagrado chegou a ser votado separadamente na Comissão, mas a maioria dos parlamentares optou por mantê-lo no texto. Nesta quinta-feira (23), a Câmara dos Deputados aprovou a MP 870/2019, mas retirou o trecho que limitava os poderes dos Auditores Fiscais da Receita Federal. 
 
É notório que a limitação da atuação do Fisco Federal apenas à investigação de crimes contra a ordem tributária ou relacionados ao controle aduaneiro, retiraria da sociedade instrumentos eficazes no combate a crimes como lavagem de dinheiro e corrupção. Limitando o nosso trabalho e engessando as investigações criminais, assim como a comunicação desses crimes. 
 
A DS Curitiba comemora a vitória conquistada no Congresso Nacional e enaltece o comprometimento dos auditores fiscais que estiveram presentes na manifestação, entendendo que diante das lutas constantes apresentadas nos últimos tempos, o único caminho é o da união e do protesto. Precisamos fazer valer a nossa voz enquanto população, sindicalistas e Fisco.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.