Notícias

Imagem

Ao contrário do que dizem, decisão de Maia não foi a nosso favor

Deputado disse ao STF que tramitação da Reforma Administrativa está parada devido e somente por causa da pandemia
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 17 de novembro, uma resposta sobre a tramitação da PEC 32/2020, a Reforma Administrativa. O parecer foi dado após o ministro da Corte, Marco Aurélio Mello, responder a um mandado de segurança, impetrado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, solicitando que os documentos que embasam a proposta fossem entregues ao Congresso Nacional.
 
Depois de pressões internas e externas na pasta da Economia, o ministro Paulo Guedes entregou em setembro deste ano o projeto de “reestruturação” do serviço público. Na prática, o texto acaba com a estabilidade dos futuros servidores públicos, acaba com o Regime Jurídico Único (RJU), facilita demissões e pressões políticas e dá mais poderes ao presidente para extinguir órgãos e autarquias. Sem diálogo com os servidores públicos, o projeto quer utilizar o funcionalismo como bode expiatório dos problemas econômicos causados antes e durante a pandemia.
 
Logo que o texto foi apresentado, o jornal O Globo buscou, por meio da Lei de Acesso à Informação, os documentos que sustentam as medidas propostas, bem como os estudos sobre o potencial econômico da medida. Alguns dias depois, o Ministério da Economia retornou o pedido, alegando que os estudos não seriam apresentados até que o projeto fosse aprovado pelo Congresso, uma vez que, segundo a pasta, poderia interferir na decisão dos parlamentares. Alguns documentos foram apresentados, mas nenhum que especificasse os ganhos financeiros que, segundo Guedes, chegariam a cerca de 600, 800 bilhões de reais.
 
Diante da negativa do órgão, a Frente Parlamentar impetrou um mandado de segurança para que os documentos fossem apresentados e pedindo também que a tramitação da PEC fosse suspensa. Segundo Larissa Benevides, assessora jurídica do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), a falta dos dados impede que a proposta seja votada. “Haverá violação ao devido processo legislativo caso se dê seguimento à tramitação da PEC 32/2020 sem que todos os documentos que embasam a proposta estejam disponíveis para análise dos parlamentares”, explica Larissa. Marco Aurélio entendeu que Maia é quem deveria decidir sobre a tramitação da proposta, escanteando Paulo Guedes e sua equipe.
 
A questão é que o parlamentar informou ao STF que, de fato, a tramitação do projeto é inexistente. O texto apenas foi apresentado pelo Governo Federal, mas devido a pandemia, período em que as sessões estão sendo realizadas remotamente e as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Especial não foram instaladas, o texto não está andando no Congresso. Ao contrário do que muitos andam dizendo, existe a possibilidade de que o texto seja discutido ainda em 2020. A sua aprovação ou não ficaria para 2021, já na gestão de outro presidente da Câmara. Rodrigo Maia, que fica no cargo até fevereiro, defende a Reforma Administrativa e diz que o Governo acertou em enviar o texto. 
 
Todos sabemos que a proposta busca a precarização do serviço público, reduzindo o papel do Estado e criando um exército de servidores de ocasião, ficando submetidos às vontades do legislador do momento. Como se não bastasse, Bolsonaro e Guedes querem que a reforma seja aprovada sem debates, sem documentos, sem embasamento algum. O Ministério da Economia chegou a afirmar que não existem estudos sobre o potencial de economia que as medidas possuem. Ora, de onde então saíram os 600, 800 bilhões?
 
A DS Curitiba entende que o retorno de Maia ao STF é apenas o cumprimento de uma obrigação legal, não uma vitória dos servidores. A luta contra o desmonte do serviço público está apenas começando. Não podemos nos deixar iludir com as manchetes propagadas de que “Maia suspendeu a Reforma Administrativa até 2021” porque isso não corresponde com os fatos. A PEC só não andou pelo momento que o país enfrenta. Devemos continuar atentos, vigilantes e continuar a nossa batalha por um serviço público de qualidade e um país que valorize os seus servidores.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.