Notícias

Imagem

STF marca julgamento de ação do Psol que pede imposto sobre grandes fortunas

Partido aponta “flagrante omissão” do Congresso por não regulamentar o tema
 
O STF (Supremo Tribunal Federal) vai começar a julgar na 6ª feira (25.jun.2021) uma ação do Psol sobre a regulamentação de um imposto sobre grandes fortunas. O processo será analisado no plenário virtual, formato no qual não há debates e os ministros depositam seus votos no sistema da Corte. A sessão dura uma semana.
 
O relator da ação é o ministro Marco Aurélio, que se aposenta do Supremo no dia 5 de julho.
 
No pedido, o Psol argumenta que há “flagrante omissão” do Congresso Nacional em não votar uma medida que institua a taxação de grandes fortunas. Eis a íntegra (214 KB).

“Conforme o disposto no art. 153, inciso VII da Constituição Federal, compete à União Federal instituir um imposto sobre ‘grandes fortunas, nos termos de lei complementar’. Até agora, porém, ou seja, mais de três décadas após a promulgação da vigente Constituição, esse dispositivo constitucional permanece letra morta, por falta de lei complementar votada pelo Congresso Nacional”, diz o partido.
 
“Como é fartamente sabido, o Brasil é um dos países com os maiores índices de desigualdade socioeconômica do mundo, notadamente em matéria tributária”, diz outro trecho da ação.
 
O Psol pede que o STF declare a inconstitucional omissão do Congresso. Quer que seja determinada a tramitação do projeto de lei com prioridade no Legislativo.

Foto: Sérgio Lima/Poder360
 

Fonte: Poder360

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.