Notícias

Imagem

Nota à imprensa: Atrasos no Imposto de Renda são consequências do descaso do Poder Executivo com a Receita Federal

Nesta terça-feira (5), a Receita Federal publicou uma nota pública creditando a prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda a problemas relacionados com a Covid-19. O Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) vem a público lamentar que a razão declarada esteja tão distante da causa real: o descaso sofrido pelo órgão nos últimos anos. A Receita Federal insiste em negar que seu funcionamento está extremamente comprometido por um orçamento pífio que não sustenta qualquer projeto e que, se não reposto, finda já nos próximos meses. Além disso, a falta de concursos públicos que reduziu em 40% o efetivo de Auditores-Fiscais e a não regulamentação da Lei 13.464/2017 também comprometem o trabalho dentro do órgão.
 
É inegável que a Receita Federal está sendo desmontada e não há mais como a sua Administração se omitir. Estamos frente a uma mobilização na qual cinco mil Auditores-Fiscais assinaram carta se recusando a assumir cargos de chefia e realizam a operação-padrão nas fronteiras que afeta diretamente o dia a dia de diversos setores da economia.
 
Até o momento, o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes, não conseguiu sensibilizar o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, para a gravidade e os impactos gerados pela mobilização e para a urgência da solução desses problemas. Esperamos que o governo federal demonstre respeito e não deixe à mingua seu principal órgão arrecadador, que tem função estratégica e necessária para o funcionamento econômico e social do Brasil.

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.