Notícias

Imagem

Em Foz do Iguaçu, desmonte da Receita provoca filas na fronteira

O número impressiona: já são 3.291 caminhões carregados de mercadorias para importação e exportação parados na alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, de acordo com informações dos Auditores-Fiscais que atuam no local, divulgadas nesta quarta-feira (4). Foz é uma das fronteiras mais movimentadas do país, principalmente no combate ao contrabando e ao descaminho. O Porto Seco de Foz tem capacidade de 950 caminhões, mas está lotado.
 
As imagens registradas pelo circuito da prefeitura municipal de Foz mostram a fila quilométrica de entrada e de saída de caminhões na fronteira, que se formou devido à mobilização dos cerca de 50 Auditores-Fiscais, que estão seguindo em operação-padrão desde o início do ano, orientada pelo Sindifisco Nacional e pelo Comando Nacional de Mobilização.
 
Os Auditores cobram a reposição do quadro de pessoal da Receita, que desde 2014 não realiza concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal. O órgão possui hoje uma defasagem de cerca de cinco mil Auditores-Fiscais, o que representa uma redução de aproximadamente 40% do quadro.
 
A categoria também reivindica o cumprimento do programa de produtividade da atividade tributária e aduaneira por meio da regulamentação da Lei 13.464/2017. O corte orçamentário da Receita também é motivo de mobilização, uma vez que chegou a mais da metade este ano em relação ao ano de 2021, na ordem de R$ 1,2 bilhão, dificultando ainda mais as atividades cotidianas do órgão fiscalizador de tributos.
 
Hoje há 935 caminhões estacionados dentro da estação aduaneira aguardando a liberação e fiscalização dos Auditores. Na fila física de importação, 100 caminhões oriundos do Paraguai, Argentina e Chile até cruzaram a fronteira nesta terça (3), entretanto, não conseguiram entrar no Porto Seco, que já está lotado. Na fila procedente do Paraguai, há mais de 980 veículos aguardando autorização para cruzar a fronteira rumo ao Brasil.
 
Já a fila virtual de exportação chega a 1.276 veículos carregados de maquinários e insumos para a agricultura além de outros produtos de consumo básico.
 
“Infelizmente essa foi a forma de tentar chamar a atenção e viabilizar uma negociação com o governo federal. Basta o governo entender que queremos o melhor para a Receita Federal e para o país”, comentou o Auditor-Fiscal Alfonso Burg, que trabalha na aduana em Foz.
 

 

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.