Notícias

Imagem

‘Somente a reforma tributária ampla vai simplificar o sistema’, afirma presidente da Comsefaz

Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda defende a tramitação da pauta a partir da apreciação do relatório de Aguinaldo Ribeiro, apresentado ao Congresso na última semana
 
O presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles, afirmou que o comitê defende, de forma unânime, a tramitação ampla da reforma tributária a partir da apreciação do relatório de Aguinaldo Ribeiro, apresentado na comissão mista na última semana. De acordo com ele, o caminho ideal é na defesa de uma reestruturação ampla — e não fatiada, como defendem alguns grupos. “Somente uma reforma tributária ampla, de fato, vai simplificar o sistema e trazer segurança jurídica envolvendo todos os tributos sobre consumo, inclusive o ICMS estadual e o ISS municipal.”
 
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Fonteles declarou que uma reforma sem levar em conta o ICMS pode não trazer os resultados esperados. “Fazer uma reforma tributaria sem mexer no ICMS e no ISS é manter o sistema complexo e inseguro juridicamente. Portanto, não vai destravar o crescimento econômico no país, que é o desejo principal dessa reforma”, explicou. Em relação a CPMF, o presidente do Comsefaz disse que o comitê nunca se pronunciou sobre o assunto porque os parlamentares descartam a possiblidade de um novo imposto sobre as transações financeiras.
 
“Conduzimos nossa discussão em cima dos tributos sobre consumo. O Brasil tributa muito o consumo, a folha de pagamento. E tributa pouco a renda e o patrimônio. Poderia se pensar em uma redução da tributação sobre folha e consumo desde que tivesse um contra balanceamento aumentando a tributação sobre renda e patrimônio, conforme a linha geral dos países da OCDE.” Segundo ele, essa seria uma mudança ainda maior do que a que se propõe hoje. Para Rafael Fonteles, o relatório de Aguinaldo Ribeiro não deve ser descartado após dois anos de debate e centenas de reuniões. “A parte mais difícil, que era o consenso entre os Estados, nós superamos”, finalizou. Ele acredita na aprovação do projeto ainda em 2021, ainda que seja apenas no Senado Federal.
 

Fonte: Jovem Pan

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.