Notícias

Imagem

Democracia para as próximas gerações

Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia Internacional da Democracia. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de reforçar a importância do desenvolvimento social, respeito pelas liberdades fundamentais e pelo estado democrático de direito. 
 
No Brasil a data ganha ainda mais destaque. Os recentes ataques à democracia e o início dos julgamentos dos suspeitos de tentativa de golpe em 8 de janeiro devem embalar a discussão ao longo do dia. Nesta quinta-feira (14), véspera da data, o Supremo Tribunal Federal condenou os dois primeiros réus do processo. Aécio Lúcio Costa Pereira foi sentenciado a 17 anos de reclusão, enquanto Thiago Assis Mathar a 14 anos de prisão. O STF também fixou uma multa de R$ 30 milhões em danos morais coletivos que deverá ser ressarcido em conjunto com os demais condenados. 
 
Ainda nesta semana, no Chile, uma série de manifestações foram realizadas em virtude da memória do golpe de Estado em 11 de setembro de 1973. Neste dia uma junta militar derrubou o governo, bombardeou o Palácio de la Moneda, casa do poder executivo chileno, além de assassinar o então presidente eleito Salvador Allende. O ditador Augusto Pinochet, que se proclamou presidente, comandou uma das mais violentas repressões até 1990. 
 
A fragilidade da soberania popular, não apenas na América Latina, mas em diversos outros países ao redor do mundo deve ser combatida com memória e informação. Por este motivo, em todo o mundo é celebrado, neste 15 de setembro, o Dia Internacional da Democracia.
 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.