Notícias

Greve Nacional dos Auditores-Fiscais inicia no aniversário de 55 anos da Receita Federal

Auditores e Auditoras-Fiscais do Brasil todo deflagraram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (20). O principal pleito é o cumprimento do acordo salarial firmado com o Governo Federal em 2016, que prevê pagamento de bônus de eficiência, conforme regulamentação do Decreto 11.545/2023. 
 
A pauta inclui dois pontos bem específicos: alterações no texto do referido decreto, com a retirada dos entraves para o pagamento, e o cumprimento integral do Plano de Aplicação do Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) para 2024, aprovado pela Portaria MF 727/2023.   
 
A data escolhida é a mesma na qual a Receita Federal do Brasil completa 55 anos de existência. O dia, apontado em assembleia nacional da categoria há dois meses, é simbólico para o início de uma greve e reflete o processo de desvalorização que a instituição e a própria carreira do Auditor-Fiscal sofrem nos últimos anos. 
 
O cenário é de desmonte, traduzido nos sucessivos cortes orçamentários, que chegaram a comprometer o funcionamento da casa.  Já a carreira do Auditor-Fiscal se torna a cada dia mais desvalorizada. Primeiro pela perda de poder decisório, resultado de várias medidas infralegais que atingiram a autonomia e as competências do Auditor, cargo de suma importância na arrecadação de recursos para o custeio do Estado e das políticas públicas.  
 
Para o secretário-geral da Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional, Paulo Diniz D’Ávila, a categoria local precisa ampliar a pressão. “No primeiro dia de greve, a mobilização no saguão do Ministério da Economia, em Curitiba, foi aquém do esperado e devemos aumentar nossa participação no movimento. Ainda não temos informações sobre a desativação dos computadores dos auditores em teletrabalho, mas esperamos que a adesão seja maciça”, disse.
 
Corte de Ponto  
O Sindifisco Nacional orienta que, caso o Auditor-Fiscal venha a ter o ponto cortado, deverá acessar o Portal de Serviços (clique aqui!) e acessar o link de Solicitação de Ressarcimento de Corte de Ponto, seguindo as orientações da entidade.
 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.