Notícias

Imagem

Taxação de super-ricos entra na pauta global

Distribuição de renda, justiça tributária e uma sociedade equânime. Estes são os principais argumentos de um crescente setor da sociedade que defende a taxação dos chamados “super-ricos”. A pauta agora entra em discussão global e será tema central da reunião do G20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. O Grupo se reune em São Paulo nesta quarta (28) e quinta-feira (29), com participação de ministros e chefes de bancos centrais dessas nações. 
 
A proposta será levada pelo ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad. Ele defende que a pauta é essencial para enfrentar desigualdades e também promover o crescimento econômico. “Nossa agenda do G20 reflete, em grande medida, nossas prioridades e conquistas na agenda doméstica. A Reforma Tributária e a tributação dos fundos offshore (no exterior) e fundos exclusivos (voltados para a alta renda) nos dão a legitimidade e o impulso necessários para defender reformas mais ambiciosas em nível global”, afirmou o ministro em entrevista ao jornal O Globo.
 
A proposta que será apresentada pelo governo brasileiro ainda não foi detalhada. Mas a garantia é de que ela será embasada “nas melhores pesquisas disponíveis” e que defenderá a bandeira da tributação progressiva. O encontro, chamado de Trilhas de Finanças, é de um grupo de trabalho que reúne autoridades financeiras dos países membros do G20 e compõem as atividades da Cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro ainda neste ano. 
 
A necessidade de incluir a taxação dos super-ricos parece ser um sentimento global. Diversas lideranças mundiais têm levantado a voz nesse sentido. O último deles foi o subsecretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Achim Steiner. Ele está no Brasil para as reuniões do G20 e destacou a importância de ações que elevem a arrecadação dos países. Entre elas a taxação global de multinacionais e o imposto sobre os super-ricos. As declarações foram reproduzidas pelo jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (28). 
 
Para o vice-presidente da Delegacia Sindical de Curitiba, do Sinfisco Nacional, Mário Mendes de Barros, essa é uma pauta imprescindível para o Brasil e também para a economia global. “Há um sentimento em comum na busca desta solução que há muito tempo é defendida por nós. Justiça Tributária é obrigação de qualquer democracia. O Brasil, que já é exemplo em tantos setores, pode também tornar-se referência nessa área e o sistema tributário brasileiro, com a equipe qualificada que possuí, está pronto para assumir esses compromissos. Precisamos apoiar essa iniciativa política para que o cenário seja transformado”, afirmou.
 
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Fonte: DS Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.