Notícias

Imagem

Programa do ICL neste domingo vai contar a verdadeira história de Maria da Penha

Ícone do combate à violência contra a mulher, a farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes será tema de um debate especial do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) neste domingo (10).

O programa “Maria da Penha – Uma história de lutas” pretende contar a verdadeira história desta mulher que sobreviveu à violência e enfrentou o sistema em busca de justiça. A transmissão será pela internet, a partir das 20h00. Para acompanhar é preciso inscrever-se previamente pelo site www.despertaicl.com.br.

Os apresentadores serão Eduardo Moreira e Vivian Mesquita, com participação especial da filósofa e escritora Marcia Tiburi e das jornalistas, ativistas e também escritoras Manuela D’Ávila e Eliane Alves Cruz, além da própria Maria da Penha.

O programa é mais uma atividade relativa ao 8 de Março: Dia Internacional das Mulheres.

Luta que virou lei

Maria da Penha foi vítima de violência doméstica e se tornou símbolo da luta contra esse tipo de violência no Brasil. Após sobreviver a tentativas de homicídio por parte de seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveiros, ela deu voz à causa. Seu ativismo levou à promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que estabeleceu que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado através de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.  

A lei também tipifica as situações de violência doméstica, proíbe a aplicação de penas pecuniárias aos agressores, amplia a pena de um para até três anos de prisão e determina o encaminhamento das mulheres em situação de violência, assim como de seus dependentes, a programas e serviços de proteção e de assistência social.

 

 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.