Notícias

Imagem

Auditores mantêm trabalho estratégico no Congresso em favor do voto de qualidade no Carf

O trabalho dos Auditores-Fiscais em busca do retorno do voto de qualidade em caso de empate nos julgamentos realizados no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) continua no Congresso Nacional. O tema é objeto do Projeto de Lei (PL) 2384/2023, com previsão para ser analisado pela Câmara dos Deputados no dia 4 de julho.

Na semana de 20 a 22, o grupo coordenado pela Diretoria de Assuntos Parlamentares destacou que o fim do voto de qualidade atenta contra o princípio da primazia do interesse público, basilar do Direito Administrativo, e dificulta a inserção do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os Auditores também afirmaram aos congressistas que a medida ocasiona profundas perdas de receitas federais, o que, por sua vez, gera impactos negativos na distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para tanto, a equipe compartilhou e analisou os dados do Instituto Justiça Fiscal (IJF) com as projeções de perdas de receitas para estados e municípios.

As atividades no parlamento contaram com visitas aos deputados Alencar Santana (PT-SP), Gilberto Nascimento (PSD-SP), Helder Salomão (PT-ES), Jack Rocha (PT-ES), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Dr. Victor Linhalis (PODE-ES), Cláudio Cajado (PP-BA), além do relator da matéria, Beto Pereira (PSDB-MS). Todos os parlamentares contatados demonstraram interesse na pauta, declarando apoio ao pleito.

Trabalho intenso

Desde o envio da Medida Provisória 1.160/2023, que tratava do mesmo tema, o Sindifisco Nacional tem conduzido frequentes trabalhos parlamentares em prol do retorno do voto de qualidade no âmbito do Carf. Saiba mais sobre o voto de qualidade aqui.

Participaram do trabalho parlamentar semanal os Auditores-Fiscais Natália Nobre (2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional), Everaldo José Pereira (Recife), Francisco Nogueira Guarita (Recife), Flávio Augusto Leite Galindo (Caruaru), Sther Lucia Coser Nemer (Espírito Santo) e Ricardo Fagundes da Siveira (Florianópolis), membro do IJF.

Confira os estudos do IJF encaminhados a todos os deputados federais em exercício sobre o assunto:

Fonte: Site DEN

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.