Notícias

Imagem

Relator do PL do Carf acata argumentos da Direção Nacional

A defesa do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) foi a pauta principal da reunião entre a 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Natália Nobre, e o deputado Beto Pereira (PSDB-MS), relator de Plenário do PL 2384/2023, ocorrida nesta terça-feira (20), no gabinete do parlamentar, em Brasília. O Auditor-Fiscal Ricardo Fagundes, conselheiro do Instituto Justiça Fiscal (IJF) e autor de uma dissertação de mestrado sobre a utilização do Carf em favor das grandes corporações empresariais, participou do encontro e reforçou a argumentação.

O deputado antecipou que a expectativa dele é apresentar o relatório nesta quarta-feira (21) e que a matéria deve ser votada no início de julho. “Vou conversar hoje ainda com o deputado Arthur Lira (PP/AL) para decidir a pauta. Mas devemos respeitar o prazo de cinco sessões para a apresentação de emendas”, explicou.

Além da questão do voto de qualidade, do número de parcelas para pagamento dos débitos em caso de decisão favorável à Fazenda, do limite de alçada e da garantia no caso de recursos judiciais, foi abordada a questão da transação tributária no âmbito da Receita Federal.

Natália Nobre afirmou que pontos específicos como o da alçada podem ser melhorados para que se tornem mais objetivos. Mas defendeu que o texto do PL 2384/2023 seja mantido e explicou que o formato brasileiro de julgamento de recursos administrativos é único. “O modelo aplicado no Brasil não encontra paralelo em outras administrações tributárias, além de ser o mais moroso do mundo. Em nenhum outro país metade dos conselheiros é indicada por grandes grupos empresariais, uma situação que causa grande prejuízo para toda a sociedade”, avaliou.

Ricardo Fagundes antecipou para o relator um estudo inédito do IJF em parceria com o Sindifisco sobre o impacto do fim do voto de qualidade do Carf no fundo de participação de municípios e estados, considerando o IPI e o IR em discussão no Carf. Foram apresentadas tabelas discriminando os vultosos recursos que seriam destinados aos estados e aos municípios se os valores saíssem do contencioso. Os dados geraram grande interesse do parlamentar e foram repassados imediatamente para a assessoria. O deputado ouviu atentamente tudo o que foi dito pelos Auditores-Fiscais e manifestou vários pontos de convergência com as bandeiras defendidas pelo Sindifisco Nacional.

Articulação

Antes da audiência com o Sindifisco Nacional, o deputado Beto Pereira recebeu o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, também para tratar do voto de qualidade. Barreirinhas estava acompanhado da secretária-adjunta, Auditora-Fiscal Adriana Gomes Rêgo, da chefe da Assessoria de Acompanhamento Legislativo, Auditora-Fiscal Ellis Regina Leite, e do presidente do Carf, Auditor-Fiscal Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

 

Fonte: DEN

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.